sexta-feira, 8 de janeiro de 2010




Vamos ajudar nosso aluno a utilizar os dispositivos especiais?

Por ser uma escola preparada para receber crianças com Visão Subnormal e possuir dispositivos especiais que favorecem o funcionamento visual, estes devem ser utilizados pelos professores de forma a facilitar a vida do aluno dentro de sala.
•Óculos bifocais, prismas, lentes de contato ou outras combinações de lentes podem ser prescritos para uma criança com limitações visuais, a serem usados à toda hora ou durante atividades específicas.
•Lentes ligeiramente tingidas ou escuras podem ser usadas pela criança sensível à luz, em lugares fechados e ao ar livre.
•Lentes de aumento manuais ou lentes de amplificação são usadas para aumentar o tamanho da imagem e melhoram o funcionamento visual de crianças com quase todos os distúrbios visuais. Esses ampliadores podem ser usados para tarefas como ler, escrever e estudo de arte.
•Telessistemas pequenos (mini-telescópios). Seguros na mão ou em armações de óculos são usados por crianças para ver objetos distantes, como quadros negros e demonstrações de sala de aula, ou para identificar ônibus, sinais de rua, e assim por diante. Quando uma criança está usando um telescópio para ler o quadro negro, ela pode achar útil sentar-se na coluna central de carteiras, na distância que lhe for mais adequada.
Como algumas crianças portadoras de Visão Subnormal poderão precisar apenas de alguns materiais adaptados, enquanto outros necessitarão de uma combinação de vários dispositivos, somente depois de observação detalhada é que se saberá de qual realmente a criança necessita e só então fazer uso.


Desenvolvimento didático do aluno é importante.

É necessário que os professores regente e recurso/apoio estejam cientes de que esta criança precisa de mais tempo para assimilar alguns conceitos, especialmente os abstratos, precisa ter estimulação contínua, apresenta dificuldade de interação, de apreensão, de exploração e domínio do meio físico e desenvolve mais lentamente a consciência corporal, mas nem por isso devem deixar de ser cobrados , assim como seus colegas o são, dentro de sala de aula.
Os professores responsáveis por este aluno devem estar de acordo então, de que se faz necessário oferecer ao mesmo, todas as oportunidades existentes na unidade escolar que lhe permitam desenvolver corretamente suas habilidades.
Mas do que os professores, a unidade escolar deve estar envolvida neste processo e isso inclui buscar estabelecer o intercâmbio entre o oftalmologista e os profissionais que atuam na área da educação, incentivar a capacitação de recursos humanos envolvidos no processo educacional do aluno portador de visão subnormal, oferecer orientação inicial, por meio de relatório do serviço oftalmológico sobre este aluno contendo dados aplicáveis à situação da sala de aula, encaminhados preferencialmente no início do ano letivo, facilitar o acesso a informações sobre o aluno portador de visão subnormal, fornecida pelo serviço oftalmológico, principalmente em situações que houver alterações visuais ou em relação ao uso de óculos, recursos ópticos ou recursos não ópticos , disponibilizar literatura especializada sobre a deficiência visual, enfatizando os aspectos relativos ao aluno portador de visão subnormal e facilitar a participação do professor em cursos curtos sobre o assunto.

Nosso aluno com Visão Subnormal, também tem suas obrigações em sala de aula!

As crianças com a deficiência que estamos estudando, também têm suas obrigações como qualquer outro aluno. O que muda e a forma de realizar o que lhe é solicitado.
Conhecer colegas com deficiência visual pode fazer os outros alunos se interessarem por tópicos relacionados à visão e à deficiência visual. O professor pode desejar incorporar estes assuntos às suas aulas. Por exemplo, em Ciência, luz e óptica podem ser um bom tema para discussão; em Saúde, atitudes relacionadas à deficiência; em Estudos Sociais, informação sobre agências de serviço da comunidade e discriminação de pessoas deficientes; em Literatura, livros de autores deficientes da visão. Se o deficiente da visão se sentir confortável sobre esta informação, pode desejar participar da apresentação da aula. Por outro lado, atenção demasiada à deficiência visual pode enfatizar diferenças.
Todas as crianças são sensíveis às críticas dos colegas. Sua aceitação da criança deficiente visual será um exemplo positivo para a turma.
O aluno deficiente visual pode trazer algumas estratégias de adaptação para a sala de aula. Encoraje o aluno a usá-las segundo a necessidade e faça-o responder a qualquer pergunta sobre isso.

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MATERIAL CONCRETO

MATERIAL CONCRETO
ALFABETO

FORMAS E CORES

EQUILIBRIO

TORRE EQUILIBRIO

DESAFIO ARGOLA

GAIOLA

ORDENAÇÃO CIRCULO

ORDENAÇÃO QUADRADO

ORDENAÇÃO