sábado, 1 de agosto de 2009

DICAS PARA O PROFESSOR ATENDER O ALUNO SURDO.

Procurar elaborar atividades com ilustrações (quanto mais concreto e ilustrado, melhor será a compreensão).
Procurar incentivar atividades em grupo.
Realizar atividades de dramatizações (histórias, filmes).
Utilização de recursos de informática para auxilio da aprendizagem (CD com jogos educativos e específicos para deficientes auditivos).
Oferecer sempre que possível pistas táteis ou visuais para que ocorra compreensão da mensagem oral ou escrita.
Oferecer atenção individualizada para a perfeita compreensão.
Estar atento ao aparelho auditivo (caso o aluno use) e revisá-lo ao início de cada aula.
Conversar com os colegas de classe visando explicar o problema do deficiente auditivo e procurar incentivá-los a auxiliar sempre que necessário o colega surdo.
Manter uma relação próxima com a família.
Trabalhar em equipe; fonoaudiólogo, família, deficiente auditivo e professor.
Os alunos com deficiências auditivas devem ficar sempre na primeira fila na sala de aula. Se possível, o aluno deve utilizar um recurso acústico (Prótese Auditiva e/ou Sistema de FM), para amplificar o som da sala.
Há alunos que conseguem ler os movimentos dos lábios. Assim, o professor e os colegas devem falar o mais claramente possível, evitando voltar-se de costas enquanto fala. É extremamente difícil para estes alunos anotarem nas aulas, durante a exposição oral da matéria, principalmente aqueles que fazem leitura labial enquanto o professor fala.
É sempre útil fornecer uma cópia dos textos com antecedência, assim como uma lista da terminologia técnica utilizada na disciplina, para o aluno tomar conhecimento das palavras e do conteúdo da aula a ser lecionada. Pode também justificar-se a utilização de um intérprete ( uso de linguagem sinais).
Este estudante poderá necessitar de tempo extra para responder aos testes.
O professor deve falar com naturalidade e clareza, não exagerando no tom de voz.
O professor deve evitar estar em frente à janela ou outras fontes de luz, pois o reflexo pode obstruir a visão.
Quando falar, não bloqueie a área à volta da boca.
Quando utilizar o quadro ou outros materiais de apoio audiovisual, primeiro exponha os materiais e só depois explique ou vice-versa (ex: escreva o exercício no quadro ou no caderno e explique depois e não simultaneamente).
Repita as questões ou comentários durante as discussões ou conversas e indique (por gestos) quem está a falar, para uma melhor compreensão por parte do aluno.
Escreva no quadro ou no caderno do aluno datas e informações importantes, para assegurar que foram entendidas.
Professor, um pequeno toque no ombro do aluno poderá ser um bom sistema para lhe chamar a atenção, antes de fazer um esclarecimento.

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MATERIAL CONCRETO

MATERIAL CONCRETO
ALFABETO

FORMAS E CORES

EQUILIBRIO

TORRE EQUILIBRIO

DESAFIO ARGOLA

GAIOLA

ORDENAÇÃO CIRCULO

ORDENAÇÃO QUADRADO

ORDENAÇÃO