sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Visão Subnormal..O que é isso????



Como seria o trajeto de um aluno portador de Visão Subnormal numa classe inclusiva?

Vivemos em uma época em que Inclusão é a palavra chave e, por isso mesmo, nós professores devemos estar atentos e em busca constante de aperfeiçoamentos que nos possibilitem desenvolver um trabalho significativo com todos os nossos alunos.


Mas o que é mesmo Visão Subnormal?


É uma perda severa de visão que não pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico nem com óculos convencionais. Também pode ser descrita como qualquer grau de enfraquecimento visual que cause incapacidade funcional e diminua o desempenho visual. No entanto, a capacidade funcional não está relacionada apenas aos fatores visuais, mas também às reações da pessoa à perda visual e aos fatores ambientais que interferem no desempenho.

Suas causas podem ser:
 Congênitas: já ocorrem no nascimento. Exemplo: corioretinite macular por toxoplasmose, catarata congênita, glaucoma congênito, atrofia congênita de Leber etc.;
 Adquiridas: por doenças adquiridas, como diabetes, descolamento de retina, glaucoma, catarata, degeneração senil de mácula, traumas oculares.

Muitas doenças são de origem genética, familiar, como retinitis pigmentosa, glaucoma congênito, catarata congênita, etc.


Nosso aluno está chegando. Precisamos de informações prévias?


Subentende-se que a escola, no ato da matrícula, já tenha informações acerca do fato da criança ser portadora de visão subnormal, porém, como o professor é o responsável direto pelo trabalho a ser realizado, é interessante que este busque junto à família da criança mais detalhes sobre a real condição da mesma a fim de melhor entender o que aconteceu e acontece com o seu processo de desenvolvimento como: a idade em que a deficiência se manifestou, a existência ou não da associação com outras deficiências, os aspectos hereditários, aspectos ambientais em que vive, tratamento recebido e estágio atual da deficiência
A partir daí, se adquire maior segurança para oferecer-lhe oportunidades para entrar em contato com novos objetos, pessoas e situações que facilitarão sua integração em sala de aula e, consequentemente, seu processo de aprendizagem.
Abaixo, alguns dados do aluno em questão:

Idade: 10 anos
Série: 4ª
Sexo: masculino
Deficiências: estrabismo, nistagmo ( olho trêmulo) , astigmatismo, hipermetropia. Dificuldades específicas: Inquietude, dificuldades na leitura, dores de cabeça, incômodo com a iluminação.

E o professor? Também tem que ser preparado.

Para que se possa realizar um bom trabalho com o aluno possuidor de visão subnormal, o professor regente deve ter a consciência de que esta criança será um dos muitos alunos de sua turma e que, assim como os demais, possui características e necessidades individuais. Portanto, a primeira providência a ser tomada pelo professor regente é entrar em contato com o professor da sala de recurso/ apoio para com ele buscar o melhor caminho para atender ao aluno com visão subnormal.


Não é só o professor que recebe o aluno. É a escola toda!

A primeira atividade a ser desenvolvida pelo professor regente em conjunto com o professor de recurso/apoio para iniciar o processo educacional com a criança portadora de visão subnormal numa perspectiva inclusiva, seria o desenvolvimento de um trabalho de conscientização da turma da qual fará parte sobre a necessidade e importância do respeito às diferenças individuais e quanto o trabalho colaborativo que poderá contribuir para a melhoria da aprendizagem de todos, incentivando ainda o desenvolvimento de valores como o respeito ao próximo, amizade, cooperação, etc.
Ainda pode ser sugerido a coordenação e direção da escola a promoção de reuniões no âmbito escolar para discutir as dificuldades encontradas e a melhor maneira de contorná-las, a aquisição de materiais bibliográficos de apoio, a realização de palestras com especialistas, crianças portadoras de Visão Subnormal e professores experientes no assunto voltadas para toda comunidade escolar.


Detalhes melhoram a sala de aula para nosso aluno portador de Visão Subnormal.

A sala de aula deve ser bem iluminada e arejada para ajudar a criança portadora de Visão Subnormal a se adaptar à mesma e os professores regente e de recurso/apoio devem conhecer a criança de tal forma que possam estar atentos a seus interesses, habilidades e o referencial perceptual que ela revela.
A criança com visão deficiente pode, normalmente, aprender a evitar obstáculos na sala de aula e nos corredores da escola desde que corretamente orientada. O professor regente deve estar atento à disposição da mobília e, com a ajuda dos demais alunos, poderá optar por uma nova disposição que facilite o deslocamento da criança com deficiência dentro da sala de aula.
Já ao professor recurso/apoio, cabe a responsabilidade de familiarizar este mesmo aluno com as dependências da escola (como bebedouro, banheiros, playground,etc) alertando-o da existência de obstáculos( má iluminação, existência de degraus, etc) que possam dificultar seu trânsito por estas áreas. Também deve-se gradativamente instruí-lo a se deslocar sozinho e com segurança destas áreas até a sala de aula e vive –versa.

Um comentário:

Jackson Rubem disse...

Estas frases do excelente post são uma lição:

"Para que se possa realizar um bom trabalho com o aluno possuidor de visão subnormal, o professor regente deve ter a consciência de que esta criança será um dos muitos alunos de sua turma e que, assim como os demais, possui características e necessidades individuais."

Acho que crianças e jovens estão em uma fase especial e merecem a atenção não só dos professores, mas também dos pais. Dá para eles darem sua parcela de contribuição, observando mais atentamente seus filhos. Os professores, na minha opinião, são heróis nacionais.
Qual pessoa que se destacou na vida que não esteve com um professor ou professora?

MATERIAL CONCRETO

MATERIAL CONCRETO
ALFABETO

FORMAS E CORES

EQUILIBRIO

TORRE EQUILIBRIO

DESAFIO ARGOLA

GAIOLA

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ORDENAÇÃO QUADRADO

ORDENAÇÃO